Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Saul e o Espírito Santo:A unção e o Fracasso de um Rei


Benjamim era a menor tribo de Israel,e foi lá que o Senhor encontrou o homem para governar o seu povo.Parece que é este o critério que Deus usa para escolher:Ele procura os pequenos,o menor para faze-lo grande.
Foi assim com Gideão,com a viúva de Sarepta,com Obadias e outros mais.Paulo disse que Deus escolhe os que nada são,para reduzir a nada os que são.Ele escolhe as coisas loucas do mundo,para confundir as sábias.
Saul era benjamita,a menor tribo de Israel,essa tribo chegou a ter 600 membros!Um dia as jumentas de seu pai se perderam,e Saul e se servo,foram procurá-las pelos montes e desertos.
Deixemos aqui Saul e seu servo procurando as jumentas e vamos para uma outra parte de Israel.Num dia anterior,o Senhor aparecera a Samuel o profeta prometendo-lhe guiá-lo até o homem escolhido,o qual seria Ungido pelo Espírito Santo para dirigir Israel.Enquanto Samuel buscava esse homem para entregar-lhe o que de mais precioso havia naquele momento:o Reino – Saul por outro lado priorizava algo tão simples:As jumentas de seu pai.
Percebe o leitor o contraste?O que eram essas simples jumentas,comparado ao que havia de mais precioso em Israel?
As vezes não percebemos o valor das coisas espirituais.Somos como Esaú,que trocou a herança espiritual,o direito da benção de Abrãao por pratos de lentilhas.
Em cada coração há uma escala de valores.E o que o Senhor quer é que Ele esteja no topo dessa escala.
Observe por exemplo a palavra consideração. “Considerar” vem do Latim CONSIDERARE, “olhar atentamente, observar”, literalmente“observar as estrelas”.É a união de duas palavras “com=junto”e “sidus=estrelas”.
Ter consideração pelo Senhor,é ter os olhos voltados para o céu,para as coisas espirituais que de lá procedem.(Filipenses 4:8)
Portanto,o que Saul fez naquele momento foi considerar as jumentas mais importante que sua própria vida!Estava com os seus olhos e mente voltados para elas,e não naquilo que realmente era precioso!
O candidato ao batismo no Espírito Santo,deve nestes 21 dias manter seus olhos fitos naquilo que realmente é precioso:A unção do Espírito Santo!
Saul estava a procura das jumentas,e o Senhor estava a procura dele.
Quando ocorreu o encontro entre Saul e o profeta,Samuel não lhe revelou de imediato,o propósito de Deus para a vida de Saul,antes o convidou para um jantar dando-lhe lugar de honra entre os convidados.Simbolicamente isso representa o lugar de honra que ocuparemos no Reino do nosso Deus.Honra é “honos” em latim,e significa:dignidade.Ser honrado por nosso Deus,é muito mais que ocupar  os primeiros lugares aqui.É poder assentar-se ao lado dEle no seu Reino.
O primeiro passo que Saul deu para receber esta unção foi alterar a escala de valores em seu coração.O profeta lhe disse:”…quanto às jumentas de teu pai,não te preocupe o seu coração com elas…”O coração humano,símbolo da alma,mente e vontade,muitas vezes é representado por um trono,onde deve estar desocupado para Jesus reinar.Qualquer ocupação,ou pré-ocupação deve ser evitado nestes dias.
A preocupação é inimiga do Reino e do Espírito Santo.Foi ela,na parábola do semeador,a assassina da semente que caiu entre os espinhos,pois os espinhos cresceram mais que a semente e a sufocaram,o que significa,que os espinhos foram mais alimentados que a semente.Espinhos aqui são símbolos da preocupação.
A Unção e a Confirmação
Numa cerimônia particular,Samuel derramou o azeite sobre a cabeça de Saul,desse modo foi ele ungido rei em Israel.Diz a bíblia que ele foi mudado noutro homem,pois é isso,que o Espírito Santo faz àquele que é possuído por Ele.
O batismo normalmente ocorre “numa cerimônia particular”,que aqui é a simbologia daqueles momentos de comunhão íntima entre o Senhor e o Adorador,ainda que o adorador esteja na igreja,ali é como se ele,o candidato ao batismo estivesse numa”cerimônia particular”ele e Deus,somente.
Todo sacerdote só poderia iniciar seu ministério depois da unção(Levíticos 8:12),Jesus só iniciou seu ministério depois da unção,e Ele orientou seus discípulos que esperassem a promessa do Pai,o Espírito Santo para então iniciar o ministério.
A unção do espírito Santo seria fundamental na vida de Saul como rei em Israel,se não fosse por um pequeno detalhe:
“o espírito do profeta está sujeito ao profeta”(I coríntios 14:32)
Fonte: http://servoporemlivre.blogspot.com.br/2011/04/saul-e-o-espirito-santoa-uncao-e-o.html